Páginas

Translate

Contatos

História dos sapatos de salto


Eles estão nos pés ,mas faz a cabeça de muitas virarem (que garota nunca se admirou com uma vitrine de sapatos?)...mas hoje vou falar sobre "um" tipo em especial,os de salto alto,um grande aliado das mulheres ,principalmente das baixinhas (como eu).Bem,sejam eles de salto agulha ,meia-pata,plataforma,anabela etc. toda menina ou menino(por que não?) já teve,tem ,terá ou sonha em ter um sapato de salto.
Mas qual a história dele ,afinal?Bem,dizem que o salto surgiu no Antigo Egito no ano 1.000 a.C,como forma de mostrarem o status de quem os usavam.Foram bastantes usados na Grécia Antiga ,nas peças de Ésquilo,com o intuito de também indicar classe social .
Eles também indicavam sexualidade ,sendo usado por cortesãs japonesas e por meretrizes da Roma Antiga,além de servirem como uma forma para impedir que concubinas chinesas e odaliscas turcas fugissem.
Na idade média surgem os chopines(sandálias com plataforma) ,de origem turca,esses saltos chegavam a ter 75 centímetros de altura e foi proibido em Veneza em 1430,mas essa proibição falhou.
Os famosos chopines

Contudo ,devemos a italiana Catarina de Médici a invenção do salto alto ,por sua baixa estatura ela possuía vários deles,usando-os em seu casamento com Henrique II.Dessa forma ela acabou introduzindo a  moda dos saltos altos na aristocracia europeia no século XVI.
No século XVII mulheres que usavam saltos para seduzirem os homens eram acusadas de feitiçaria e no final do século XVIII eles caíram em  desuso .Somente voltaram a ser usados quando trazidos a América no século XIX,principalmente nos Estados Unidos ,porém ainda havia a associação do salto à prostituição.
Então o salto teve seus altos e baixos novamente,após a Primeira Guerra eles se tornaram altos e pontudos,mas com a Grande Depressão ficaram mais baixos
Sapato comum durante a Grande Depressão.
.Porém a intolerância ao salto ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial ,quando o couro estava em falta,entretanto o designer italiano Salvatore Ferragamo inovou inventando os saltos anabela de cortiça.
Anabelas com salto em cortiça




Os saltos se tornaram realmente populares nos anos 50,ao serem usados por estrelas de cinema de Hollywood .Nos anos 60 devido ao alto preço do couro,foi trabalhado o uso de materiais sintéticos.Nos anos 70 o salto plataforma foi altamente utilizado.Nos anos 80 foi a vez dos saltos agulhas.E,por fim na década de 90 voltou a moda do salto plataforma.
Os famoso saltos plataforma dos anos 70

Os anos 80 foi marcado pelos saltos agulha,

Gostaria de ressaltar que os saltos foram também muitos utilizados pelos homens na Idade Média,desde quando foram tragos para a Europa pelos persas  ,que os utilizavam para auxiliar na montaria.
Atualmente existe uma inumerável designers  de saltos,escolhidas pelo gosto do cliente.
Vou ficando por aqui galera,espero que tenham gostado...Até  a próxima postagem !!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que você acha?

© GAKe - Março de 2014.
Todos os direitos reservados.
Criado por: Stéfany Antunes . Modificado por:Gabriela Morais Passos(GAKe) .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo