Culpa


Hoje vou falar um pouco sobre a culpa com vocês, que de primeiro momento pode parecer inofensiva, mas na verdade ela pode ser um dos piores vilões pra nossa saúde mental
.
Eu, particularmente, defino a culpa com uma "Guerra contra você mesma" " Você é seu próprio oponente".

Uma coisa é você querer provar algo para alguém, outro é para si mesmo. No primeiro caso, chega em um momento, percebe-se que você tem sua vida e que ninguém precisa saber dela. Você é o dono da situação, portanto a opinião alheia não interfere. Em outro, como dito anteriormente, entramos em uma guerra interna. 

Pessoas vem, pessoas vão. Mas você e sua consciência permanecem para sempre. Portanto devemos tratá-la, para que isso não se torne um problema.

Como vocês sabem, recentemente li "O colecionador de Lágrimas" do autor Augusto Cury, em um dos diálogos da história se refere da Culpa:

" [...] A culpa é um raciocínio complexo, de importância vital para reconhecer erros e corrigir rotas. Se for bem trabalhada, é um brilhante ferramental para desenvolver a maturidade."
"[...] Mas se for mal trabalhada deprime ou produz sociopatia. "

Como citado acima, a culpa é realmente complexa. Se chegarmos em um ponto que ela atrapalha em nosso estado mental, profissional e enfim, deveremos pedir ajuda profissional.

Acredito que todos já chegaram a se culpar por algo, ou alguma situação e isso é normal, e pode ser positivo pois nos incentiva a corrigir esse erro. Se esse for o seu caso aconselho as seguintes dicas:

1.Tente colocar no papel qual foi o fato, por que ocorreu e por que acredita que foi um erro.

2.Tente aceitar que isso ocorreu, e que é normal, todos temos o direito de errar, e que isso não é permanente e pode ser resolvido.

3.NÃO DESANIME. Busque por pessoas, atividades ou ferramentas que podem te tirar desse estado. Com uma visão pessimista não vamos encontrar soluções, mas com o olhar realista e até mesmo positivo, é mais fácil chegar a uma certa resolução. Portanto, relaxe, esfria a cabeça e pense com clareza depois.

O importante é que em todas as etapas, não devemos ocultar nada, e sim se revelar para si mesma. Portanto, se sentir vontade de gritar, chorar, falar. Faça. Não sinta vergonha disso.

Se cuide e se cure, seja gentil consigo mesma, se dê oportunidades, e também, se formos para pra pensar, por vezes aprendemos mais com os nossos próprios erros do que com os acertos.

Agora, se o assunto/problema em questão for mais pertinente e recorrente, eu aconselho muito que você procure um profissional de saúde, a terapia é um ótimo tratamento e pode te ajudar a aliviar esse peso,digo isso por experiência própria. 

Por último, não se compare a ninguém, já citei em outras postagens, o que faz a humanidade bonita, são as diferenças de cada ser. O que cada um leva em seu coração, e seu objetivo, destino para cumprir.

Muito obrigada pela visita.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Era só me esforçar mais, mais e mais.

Afinal, era uma água tão poluída.

Pensamentos